A moda no Egito

O Egito foi uma das maiores civilizações que já existiu, sendo considerada responsável pelo inicio da medicina, matemática e astrologia. Na moda , os tecidos e a forma como eram elaboradas de acordo com a hierarquia social, bem como os acessórios (usados exclusivamente pelas classes mais altas).

A vestimenta básica era o Chanti, usado por homens e mulheres. Era uma espécie de saia onde só os homens podiam mostrar as pernas, com o resto do corpo nu. As mulheres,  usavam o chanti longo e justo com um tipo de cera.

Referente aos penteados, devido ao forte calor da região e a grande quantidade de piolhos, homens e mulheres usavam o cabelo rapado e substituíam-no por perucas,

As classes mais baixas, as vestes eram mais simples e com pouca roupa,  andavam descalços ou com sandálias de fibra de papiro. O faraó e a sua corte, usavam uma túnica larga de linho muito fino e transparente, denominada Kalasyris,ornamentado com ouro e pedras preciosas especialmente turquesas. Também se usava como complemento o Hosch que era uma espécie de pequena capa que se usava sobre os ombros e o peito.  As mulheres, tinham como traje principal a Loriga, de forma tubular muito justa ao corpo e confeccionada com tecidos semelhantes à malha. Como complemento usava-se a Túnica de Ísis, uma espécie de manto em forma retangular.  Os nobres usavam muitos acessórios, principalmente jóias, colares e braceletes, que tinham como principal função expressar a devoção religiosa.   Além das joias, as mulheres eram adeptas da maquilhagem, onde o olho era marcado com preto e sombra verde.

DSCN2491

Colar escrava egípcia da Lamotte Bijoux

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s